Blog

Nossa, meu filho não come nada!

Por Luciene Gomes em 19/06/2017.

Não quer comer

Você já ouviu falar em seletividade alimentar (também conhecida como inapetência)? É quando as crianças não querem se alimentar de quase nada, só aceitam alguns tipos de alimentos e não aceitam novas opções.

Existem tipos diferentes de inapetência alimentar: inapetência do pré-escolar, inapetência orgânica, inapetência comportamental.

A inapetência do pré-escolar ocorre quando as crianças passam por uma diminuição de crescimento, portanto pode ocorrer a diminuição do apetite. Essa Inapetência do pré-escolar é normal acontecer, desde que os parâmetros bioquímicos, o estado nutricional, a relação de peso por altura e altura por idade não sejam afetados.

Inapetência orgânica é aquela que existe deficiência de micronutrientes, como deficiência de minerais (ferro), então a criança já sente desinteresse pela alimentação e com a deficiência costuma se sentir apática pelos alimentos. Geralmente corrigindo-se a deficiência do ferro normaliza a situação.

Chamamos de inapetência comportamental quando a criança deixa de se alimentar para chamar a atenção dos pais ou ainda fazer chantagens para receber determinados benefícios. Esse tipo de comportamento tem origem na dinâmica familiar, se a criança notar que pode ocorrer uma troca de benefícios, ela começa a chantagear aos pais para ganhar algo no lugar da alimentação.

O que acontece naturalmente com os pais nessa fase de seletividade ou inapetência é ficarem muito preocupados. O grande perigo mora aí, visto que, se a criança perceber que quando ela não come os pais insistem e começa a se beneficiar com algo em troca, a situação pode se agravar.

Você já notou algo de diferente na fase em que seu filho está?

Continue me seguindo que durante a semana vou falar mais um pouco sobre a seletividade alimentar.

Abraço e até a próxima.

Luciene Gomes – Nutricionista e coach infantil

0 Comentários

Deixe o seu comentário!